Algumas crianças são forçadas a crescer cedo demais. Isso pode acontecer quando precisam cuidar de irmãos mais novos, assumir responsabilidades da casa, ou quando se tornam confidentes de dores dos pais. Essa inversão de papéis faz com que a criança adulteça antes da hora, perdendo a chance de viver plenamente sua infância.
As consequências são profundas: adolescentes sobrecarregados, jovens ansiosos, adultos que não conseguem relaxar e que sentem o peso do mundo sobre os ombros. É como se a infância tivesse sido roubada, deixando marcas que se refletem em dificuldades emocionais e relacionais na vida adulta.
A constelação familiar ajuda a recolocar cada um em seu lugar, mostrando àquela criança que, na época, ela assumiu algo que não lhe pertencia. Ao compreender isso, a dor dá espaço para um alívio profundo, pois o adulto que essa criança se tornou passa a perceber que não precisa mais repetir essa exigência. Assim, os papéis se alinham, e a vida adulta pode ser vivida com mais leveza e liberdade.
𝕀𝕟𝕤𝕥𝕚𝕥𝕦𝕥𝕠 𝕊𝕙𝕖𝕚𝕝𝕒 ℚ𝕦𝕖𝕣𝕚𝕕𝕠’𝕤
𝕀𝕞𝕡𝕦𝕝𝕤𝕠 𝕧𝕚𝕥𝕒𝕝 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕣𝕖𝕒𝕝𝕚𝕫𝕒𝕣!
(𝟭𝟮)𝟵𝟵𝟳𝟲𝟱𝟮𝟯𝟵𝟲